Flamengo empata com Racing e garante vaga na final da Libertadores
Nesta quarta-feira (29), às 21h55, no Estádio El Cilindro, Flamengo e Racing se enfrentaram no jogo de volta da semifinal da Copa Libertadores. O duelo terminou 0 a 0, garantindo a classificação do Flamengo para a final, após a vitória por 1 a 0 no jogo de ida, no Maracanã.
De início, o jogo precisou atrasar por 20 minutos, pois a delegação do Rubro-Negro chegou tarde ao estádio. Os dois ônibus que transportavam o Flamengo ficaram presos no trânsito e chegaram 33 minutos depois do horário previsto. O time deixou o hotel em Buenos Aires às 18h45 (de Brasília), conforme o planejado, mas, mesmo com batedores e escolta policial, enfrentou congestionamentos. Por isso, a partida, marcada para 21h30, foi alterada para 21h50.
No entanto, quando os jogadores entraram em campo, os torcedores iniciaram um show de fogos que iluminou o Estádio Presidente Perón, por esse motivo o jogo atrasou mais 5 minutos para dispersar a fumaça.
Escalações
Racing: Cambeses (25), Mura (34), Colombo (23), Marcos R. (6), Rojas (27), Zuculini (36), Nardoni (5), Almendra (32), Solari (28), Conechny (17) e Martínez (9).


Flamengo: Rossi (1), Guillermo Varela (2), Léo Ortiz (3), Léo Pereira (4), Alex Sandro (26), Erick Pulgar (5), Jorginho (21), Arrascaeta (10), Luiz Araújo (7), Carrascal (15) e Plata (50).
Primeiro tempo
No início do primeiro tempo, o Flamengo domina a posse de bola e controla o ritmo do jogo. Aos 11 minutos, Luiz Araújo recebe o passe de Plata e chuta em direção ao gol, porém a bola sai pela linha de fundo. Logo depois, o Racing avança, e Conechny cabeceia direto para o gol, mas Rossi defende.
Aos 15 minutos, o Flamengo desperdiça mais uma boa oportunidade. O camisa 7 insiste e tenta novamente marcar, contudo erra outra vez. Aos 32 minutos, Solari perde uma grande chance para o time argentino. O Racing reclama de um possível pênalti, porém a bola toca no ombro de Varela, e o árbitro manda seguir o jogo.
O primeiro tempo termina com várias chances desperdiçadas por ambos os times.
Segundo tempo
O segundo tempo começou às 23h02, com o Racing controlando a posse de bola e pressionando o Flamengo. Dez minutos depois, o árbitro expulsou Plata por um suposto tapa em um dos jogadores do Racing. Mesmo após a revisão no VAR, manteve a decisão.
Cinco minutos mais tarde, Danilo entrou no lugar de Carrascal, enquanto Bruno Henrique substituiu Arrascaeta. Pelo lado do Racing, pouco depois, aos 19 minutos, Vergara substituiu Conechny, e três minutos mais tarde Facundo Mura recebeu cartão amarelo por falta.
Aos 25 minutos, Martirena entrou no lugar de Mura, reorganizando a defesa do Racing. Em seguida, pelo Flamengo, Varela deu lugar a Emerson Royal, e Luiz Araújo foi substituído por Saúl. No minuto seguinte, Marcos Rojo foi expulso, mas o cartão vermelho foi anulado após revisão do VAR.
Aos 33 minutos, o Racing realizou novas alterações: Luciano Vietto entrou no lugar de Agustín Almendra, e Adrián Balboa substituiu Santiago Solari. Surpreendentemente, Ayrton Lucas (FLA), que sequer estava em campo, recebeu cartão amarelo. Aos 39 minutos, Marcos Rojo também foi advertido com cartão amarelo, e, aos 41 minutos, Everton Araújo entrou no lugar de Jorginho, que deixou o campo sentindo dores.
Com o segundo tempo se encerrando em 0x0, o Flamengo garante sua vaga na final da Libertadores, onde enfrentará o vencedor do jogo de amanhã entre Palmeiras e LDU.
Foto destaque: Gilvan de Souza/Flamengo
Socióloga e publicitária em formação, pela UFF (Universidade Federal Fluminense) e pela UNOPAR, respectivamente. Atualmente, atuo como redatora do Portal Asia On e do IT Life, além de trabalhar como social media e fazer cobertura de shows e eventos.


