The Earthshot Prize 2025 no Rio celebra líderes e soluções pelo planeta
O Earthshot Prize Summit começou, marcando três dias de reuniões e eventos inspiradores que estimulam um otimismo urgente para restaurar nosso planeta e culminam na Noite de Premiação de 2025. A Cerimônia de Premiação do Earthshot Prize 2025 ocorrerá hoje, 5 de novembro, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
Pela primeira vez, o prêmio será realizado na América Latina, consolidando o Brasil como protagonista na agenda climática global.
Durante três dias, a cerimônia integrará eventos que conectarão líderes mundiais, inovadores e comunidades em uma rede dedicada a criar oportunidades e fortalecer a esperança na salvação do planeta.
Premiação no Museu do Amanhã
De megastars da música a atletas consagrados e vozes indígenas, algumas das personalidades mais inspiradoras do planeta subirão ao palco do icônico Museu do Amanhã, em 5 de novembro, para celebrar os finalistas. Durante a noite de premiação, o evento anunciará os cinco vencedores de 2025, e cada um receberá £1 milhão (cerca de R$ 7,3 milhões) para ampliar seu trabalho.
Com apresentação de Luciano Huck, a celebração reunirá Cafu, Rebeca Andrade, Sebastian Vettel e Txai Suruí, além de performances de Anitta, Gilberto Gil, Kylie Minogue, Seu Jorge e Shawn Mendes.
No Brasil, assista à cerimônia no Multishow e no Globoplay, em 5 de novembro, às 20h30. Os melhores momentos estarão disponíveis em 7 de novembro, na TV Globo, logo após o Globo Repórter.
No Reino Unido, o evento estará disponível no BBC iPlayer a partir de 8 de novembro.
Escolha do Brasil
As florestas, rios e áreas úmidas do Brasil simbolizam mais do que beleza, pois sustentam ecossistemas e protegem comunidades contra os efeitos das mudanças climáticas. O país mostra o poder das soluções baseadas na natureza e inspira ações em toda a América Latina.
Em toda a América Latina, líderes ambientais impulsionam iniciativas ousadas e inovadoras para proteger e restaurar ecossistemas vitais, como a Amazônia. Enquanto isso, geram empregos e novas oportunidades locais. As comunidades indígenas lideram esses esforços há gerações, guiando ações em todo o Brasil e em diversos países da região. O Earthshot Prize reconhece esse protagonismo e amplia suas vozes para o mundo.
A ONG Acción Andina, vencedora de 2023, plantou quase dez milhões de árvores em cinco países, e o projeto Amazon Sacred Headwaters protege vastas florestas amazônicas. Ambos representam a força de iniciativas que unem ciência e tradição.
Enquanto isso, o finalista de 2024, Amazon Sacred Headwaters, protege 86 milhões de acres de floresta tropical essencial e promove meios de vida sustentáveis.
Durante a semana do evento, o Earthshot promove assembleias e programas para jovens, pois acredita que novas gerações devem liderar a transição ecológica global. O objetivo é restaurar a confiança coletiva na capacidade de salvar o planeta.
Príncipe William
Nesta última segunda-feira (3), o príncipe William, primeiro na linha de sucessão da coroa britânica, chegou ao Rio de Janeiro para sua primeira viagem oficial ao Brasil. Ele veio ao país para entregar o Prêmio Earthshot 2025, que será realizado no Museu do Amanhã nesta quinta-feira (6). Durante sua estadia no Rio, participará de uma série de eventos antes de seguir para Belém (PA), onde representará o pai, o rei Charles III, na COP30.
Seu primeiro compromisso foi uma visita ao Pão de Açúcar, acompanhado do atual prefeito do Rio, Eduardo Paes. Para reforçar a importância de experiências culturais e ambientais na cidade.


O Rio foi escolhido pelo Príncipe de Gales para sediar a entrega do Prêmio Earthshot, criado por ele em 2020, a fim de encontrar soluções para desafios ambientais. As categorias abrangem natureza, ar, oceanos, gestão de resíduos e clima, por essa razão esta é a primeira vez que a premiação ocorre na América do Sul.
Durante a estadia, o príncipe William participará de encontros com líderes globais em inovação, investidores, além de lideranças indígenas e comunitárias. Ademais, buscará impulsionar a restauração ambiental. Ele também celebrará jovens líderes climáticos que promovem mudanças significativas em prol da preservação do planeta.
O príncipe visitará comunidades que implementaram soluções pioneiras para proteger a biodiversidade local. Além disso, participará da Cúpula Global do Programa United for Wildlife, que busca incluir crimes ambientais como prioridade estratégica global.
Fonte (1) (2). Foto destaque: The Earthshot Prize
Socióloga e publicitária em formação, pela UFF (Universidade Federal Fluminense) e pela UNOPAR, respectivamente. Atualmente, atuo como redatora do Portal Asia On e do IT Life, além de trabalhar como social media e fazer cobertura de shows e eventos.


