Início » Festival MixBrasil 2025 celebra diversidade e inovação em São Paulo

Festival MixBrasil 2025 celebra diversidade e inovação em São Paulo

Evento chega à 33ª edição com competições inéditas, experiências imersivas e mais de 70 filmes brasileiros

De 12 a 23 de novembro, São Paulo se transforma novamente na capital da diversidade com a realização da 33ª edição do Festival MixBrasil da Cultura da Diversidade, considerado o maior evento do gênero na América Latina.

Com o tema “A Gente Quer +”, o festival deste ano propõe um olhar plural sobre identidades, linguagens e formatos narrativos, reunindo cinema, música, literatura, games e experiências imersivas em uma celebração da cultura LGBTQIAPN+.

A programação é extensa: 71 filmes nacionais foram selecionados entre 542 inscritos, representando 18 estados brasileiros. As mostras competitivas incluem produções de diferentes formatos — longas, médias e curtas — que exploram temas como gênero, identidade, afetividade e transformações sociais.

Entre as novidades, o MixBrasil apresenta uma Mostra Competitiva de Inteligência Artificial, refletindo sobre o uso criativo e ético das novas tecnologias na produção audiovisual. Outra estreia é a Mostra Reframe, dedicada a obras híbridas e experimentais que desafiam os limites entre ficção, documentário e performance.

O festival também destaca o poder do documentário na Mostra Queer.Doc, dedicada a narrativas reais sobre vivências LGBTQIA+ contemporâneas. E mantém o tradicional Show do Gongo, em que o público julga curtas-metragens ao vivo em clima de festa e irreverência.

Entre os destaques estão os longas A Natureza das Coisas Invisíveis (DF), Apenas Coisas Boas (GO), Apolo (SE/SP), Ato Noturno (RS), Morte e Vida Madalena (CE), Ruas da Glória (RJ), Torniquete (PR) e Trago Seu Amor (RJ), todos na Competitiva Brasil – Longas.

A Competitiva Brasil – Curtas traz títulos como A Vaqueira, A Dançarina e o Porco, Americana, Boi de Salto, Feiura Comovente, Sandra, O Faz-Tudo e Peixe Morto, entre outros, reforçando a diversidade estética e regional da produção audiovisual brasileira.

A Mostra Reframe, agora também competitiva, destaca obras híbridas e experimentais como Gravidade (PE), Iracema (RS), Voz Zov Vzo (RJ) e Resumo da Ópera (CE). Já a Mostra Queer.Doc apresenta documentários como Bate Cabelo! (SP), Desejo de Viver (muta’s mutandis) (SP) e Drags, um Super Filme (SP), voltados às vivências e expressões LGBTQIA+.

Criado em 1993 por André Fischer, o MixBrasil nasceu de uma parceria com o New York Gay and Lesbian Experimental Film Festival e, desde então, tornou-se referência internacional por integrar arte, ativismo e inovação. Hoje, o evento vai além do cinema: inclui performances, debates, lançamentos literários, experiências em realidade estendida (XR) e programação musical.

Serviço

33ª edição do Festival MixBrasil da Cultura da Diversidade
Data: de 12 a 23 de novembro de 2025
Local: diversos espaços em São Paulo (programação completa em breve)
Site oficial: mixbrasil.org.br

+ posts

Sou jornalista apaixonada por cultura pop e música. O que começou como curiosidade e diversão virou profissão e, hoje, escrevo sobre tudo isso no IT Life, tentando entender e traduzir o que move a nossa geração. Também estou no Instagram como @itzdanigram.

Dani Almeida

Sou jornalista apaixonada por cultura pop e música. O que começou como curiosidade e diversão virou profissão e, hoje, escrevo sobre tudo isso no IT Life, tentando entender e traduzir o que move a nossa geração. Também estou no Instagram como @itzdanigram.

More Reading

Post navigation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *