Clássico carioca: Botafogo e Flamengo duelam no Nilton Santos
Nesta quarta-feira (15), Botafogo e Flamengo se enfrentaram pelo Brasileirão 2025. O clássico aconteceu no Estádio Nilton Santos (Engenhão), às 19h30. A transmissão foi feita no canal da CazéTV, no YouTube, e no Premiere, para assinantes. O clássico entre Botafogo e Flamengo está entre os maiores do futebol carioca, ao lado de confrontos como o tradicional Fla-Flu.
Antes mesmo de a bola rolar, o Flamengo já enfrentava desvantagem nas arquibancadas. Com o mando de campo, a torcida do Botafogo dominou o ambiente e provocou os rivais. Torcedores alvinegros exibiram um mosaico 3D com os mascotes dos clubes com frases provocativas. Além disso, o time rubro-negro foi vaiado ao entrar em campo.

Escalações e substituições
Botafogo: Sob o comando de Davide Ancelotti, o Botafogo entrou com: Léo Linck (24), Mateo Ponte (4), Alexander Barboza (20), Fernando Marçal (21) e Cuiabano (6). No meio-campo, jogaram Allan Marques (25), Marlon Freitas (17) e Savarino (10). Joaquín Correa (30) entrou na vaga de Savarino. No setor ofensivo, começaram Santiago Rodríguez (23), Artur (7) e Arthur Cabral (98). Matheus Martins (11) substituiu Rodríguez, Jeffinho (47) entrou no lugar de Artur, e Chris Ramos (9) ficou com a vaga de Cabral.
Flamengo: O técnico Filipe Luís escalou: Rossi (1), Emerson Royal (22), Léo Ortiz (3), Léo Pereira (4) e Alex Sandro (26). No meio, iniciaram Evertton Araújo (52), Jorginho (21) e Arrascaeta (10). Araújo deu lugar a Erick Pulgar (5), e Carrascal (15) substituiu Arrascaeta. No ataque, começaram Luiz Araújo (7), Samuel Lino (16) e Pedro (9). Samuel Lino saiu para a entrada do Everton Cebolinha (11), que, após 19 minutos em campo, sentiu dores na coxa e foi substituído por Michael (30). Plata (50) substituiu Pedro.
O jogo
Com um gol e uma assistência, Pedro brilhou na vitória do Flamengo por 3 a 0 sobre o Botafogo, no Estádio Nilton Santos. O resultado manteve o Rubro-Negro na perseguição ao líder Palmeiras, que goleou o Red Bull Bragantino e continua com três pontos de vantagem na tabela.
O volante Erick Pulgar voltou aos gramados após três meses e meio afastado. Anteriormente, sofreu uma lesão no pé direito contra o Bayern, no Mundial, e passou por cirurgia. O chileno entrou no segundo tempo, no lugar de Evertton Araújo, e foi importante para manter o ritmo no meio-campo rubro-negro.
No Botafogo, Arthur Cabral foi substituído por Chris Ramos aos oito minutos do segundo tempo e saiu vaiado porque, minutos antes, desperdiçou uma boa chance de gol.
No primeiro tempo, o Flamengo teve mais posse e tentou controlar a partida desde o início. O Botafogo, por outro lado, criou suas principais chances, com cruzamentos perigosos. Porém, falhou na finalização e não aproveitou as oportunidades criadas.

O Rubro-Negro encontrou dificuldades para romper a marcação, até que Arrascaeta brilhou. Ele conduziu pelo meio e encontrou Pedro, que abriu o placar aos 39 minutos. O gol abalou o Botafogo emocionalmente pois o time passou a errar passes, forçou cruzamentos e arriscou chutes sem direção, perdendo o controle da partida. Com 60% de posse, o Flamengo ditou o ritmo e explorou os lados e o centro do campo com facilidade. A vantagem no placar deu ainda mais confiança para o rubro-negro.
Segundo tempo
As substituições mudaram o ritmo do segundo tempo. O Flamengo, comandado por Filipe Luís, voltou mais ágil e envolvente, enquanto o Botafogo seguiu perdido em campo. Aos 24 minutos, Pedro deu uma assistência para Luiz Araújo, que fez o segundo gol. O Botafogo, então, sentiu o golpe e não conseguiu reagir. Dez minutos depois, Carrascal jogou para Plata que cabeceou marcando o terceiro gol.

Com o placar definido, a torcida do Flamengo embalou o time com gritos de “olé”. Enquanto isso, o Botafogo, acuado, terminou a noite sob vaias no próprio estádio. O clima provocativo antes da partida, com bandeirão e frases contra o Flamengo, contrastou com a dura realidade do Glorioso, que viveu um momento delicado.
Pós jogo
Após vencer o Botafogo por 3 a 0, o Flamengo usou as redes sociais para provocar o rival. O clube publicou a mensagem “Good game, Flamengo”, fazendo alusão à empresa contratada pelo Botafogo para analisar atuações de arbitragem.
Na véspera da partida, o Botafogo divulgou uma nota informando que se reuniu com a CBF para discutir a arbitragem do clássico. O clube foi representado pelo diretor de futebol Leonardo Coelho além de demonstrar preocupação com possíveis erros durante o jogo contra o Rubro-Negro.
Em 2023, o Botafogo contratou a empresa Good Game! para um estudo técnico sobre o Campeonato Brasileiro daquele ano. Neste caso, o relatório apontou que o Alvinegro teria 21 pontos a mais, caso erros de arbitragem fossem corrigidos, superando o campeão Palmeiras.
A Good Game! é uma empresa francesa que monitora lances de arbitragem, como gols anulados, cartões vermelhos e impedimentos. Criada em 2012, a empresa ganhou notoriedade após analisar uma partida de handebol entre Montpellier e Cesson-Sevigné, suspeita de manipulação.
O Botafogo enfrenta o Ceará neste domingo (19), na Arena Vozão. Atualmente na 5ª colocação, o Alvinegro busca se firmar no G-6 e garantir uma vaga na próxima edição da Libertadores. No mesmo dia, o Flamengo recebe o Palmeiras no Maracanã, em duelo direto pela liderança da competição. O Rubro-Negro ocupa a 2ª posição e precisa vencer para igualar a pontuação do time paulista, que segue líder.
Fonte (1) (2) (3) (4) (5). Foto destaque: Botafogo/Flamengo
Socióloga e publicitária em formação, pela UFF (Universidade Federal Fluminense) e pela UNOPAR, respectivamente. Atualmente, atuo como redatora do Portal Asia On e do IT Life, além de trabalhar como social media e fazer cobertura de shows e eventos.


